LinkedIn Learning: Funcionalidades e utilização

LinkedIn Learning: Funcionalidades e utilização

Recentemente escrevi num artigo anterior sobre o LinkedIn Learning, a plataforma do LinkedIn dedicada à aprendizagem de diversos conteúdos, onde se explorou parte do seu passado e como pode ser benéfico para o profissional, permitindo crescer e aumentar o seu leque de competências (e pode consultar aqui o artigo). Neste artigo exploro mais esta plataforma, para assim tirar mais proveito deste ativo tão rico do LinkedIn.

Começamos por aceder ao LinkedIn Learning

Apesar de não estar tão exposto como outras opções no LinkedIn, encontra-se facilmente acessível ao selecionarmos a aba “Soluções”, no canto superior direito. Entre muitas outras (e como o LinkedIn indica) soluções que são apresentadas, encontra agora o LinkedIn Learning, que levará para a página inicial da plataforma.

Acesso LinkedIn Learning
Aba “Serviços” do LinkedIn

Primeiros passos na plataforma

Dentro do LinkedIn Learning é possível observar que temos a possibilidade de pesquisar usando a caixa de pesquisa, mas também nos mostra sugestões com base no nosso perfil ou com base nos conteúdos mais populares.

Página inicial LinkedIn Learning

Antes de embarcar a explorar tudo o que este serviço tem a oferecer, é importante fazer alguns apontamentos sobre a configuração da língua do LinkedIn Learning. Este serviço, além de disponibilizar ferramentas de aprendizagem em inglês (com legendagem em português), permite também escolher entre 6 outras línguas, sendo uma delas o português (e encontra-se no canto superior direito, ao lado da foto de perfil e da opção “Eu”). Isto significa que, quando se opta pela configuração em português, o conteúdo que irá visualizar será de origem portuguesa e lecionado em português. Opção esta que será utilizada durante todo o artigo.

Escolha de idioma

É importante notar que esta escolha no que toca à língua de produção dos cursos do LinkedIn Learning acaba por limitar a variedade de cursos que se pode frequentar. No entanto, o número de cursos que se pode frequentar continua a ser vasto, dos mais diversos temas.

Pesquisar cursos no LinkedIn Learning

Sendo a plataforma do LinkedIn Learning bastante abrangente no que pode oferecer ao profissional que usa a rede, é importante saber de que formas e como pode procurar neste serviço.

Para esse efeito, pode-se utilizar a caixa de pesquisa, para pesquisar palavras-chave referentes a competências, assuntos ou software que possam ser do interesse do utilizador ou, caso queira expandir horizontes, pode optar por carregar no “Navegar”, listando assim alguns tópicos para poder aprofundar. Para especificar ainda mais, nesta página de “Navegar”, podemos ainda “Exibir todos”. Aqui são mostrados todos os tipos de aprendizagens que o LinkedIn Learning tem para oferecer, classificados pelo “Melhor resultado” (que pode sempre ser alterado para classificar por “Número de visualizações” ou “Mais recentes”).

Como Fazer Cursos Gratuitos no Linkedin

Cursos GRATUITOS em Português

Existem nove “rotas de aprendizagem” oferecidas pelo LinkedIn Learning:

Trabalho Remoto – Colaboração, foco e produtividade: aprenda a organizar sua rotina para trabalhar de qualquer lugar com técnicas para melhorar a produtividade, otimizar desempenho, gerenciar tempo e manter a resiliência.

Como superar os desafios e se reinventar em tempos difíceis: aprenda a explorar os recursos, superar as dificuldades, cultivar resiliência, desenvolver sua inteligência emocional e manter-se ativo e conectado.

Diversidade, inclusão e pertencimento para líderes e gerentes: aprenda a liderar iniciativas voltadas à diversidade de forma eficaz, desenvolver espaços de trabalho inclusivos, comunicar-se de forma honesta e eficaz e a abraçar as diferenças;

Gestor de Projetos: aprenda a gerenciar projetos de forma eficaz, pontual e dentro do orçamento, além de inspirar sua equipe a trabalhar numa causa comum e a usar técnicas mais eficazes de gestão de projetos;

Como desenvolver a colaboração entre a equipe: aprenda a desenvolver relações de trabalho colaborativas, construtivas e cooperativas, conectar equipes, departamentos, unidades e organizações e a transmitir confiança;

Domine as competências pessoais mais requisitadas no mercado de trabalho: desenvolva as competências pessoais que os empregadores mais valorizam, desde fundamentos de comunicação, trabalho em equipe a habilidades de pensamento crítico;

Especialista em atendimento ao cliente: identifique as melhores formas de avaliar as necessidades dos clientes, aprenda a administrar suas expectativas e descubra como se comunicar efetivamente;

Profissional de vendas: aprenda a ser um parceiro confiável, identificar as estratégias de negociação e fechamento mais convenientes ao seu negócio, desenvolver e aprimorar suas competências interpessoais;

Cientista de dados: descubra as diversas categorias de especialização de um trabalho em Ciência de Dados e aprenda como obter, explorar e comunicar-se com dados por meio de gráficos e estatísticas.

Outra Estratégia para realização de um curso de forma gratuita

Quando identifica um curso do seu agrado, partilhe-o com alguém na sua rede para que possa aceder de forma gratuita.


O LinkedIn Learning possibilita diferentes tipos de aprendermos determinado assunto.

Filtros de pesquisa

Dentro da plataforma, faz a seguinte divisão (e podemos filtrar de acordo com estas divisões):

Tipos

  • Cursos

Um curso é composto por várias vídeo-aulas, divididas em capítulos, e, antes do fim do capítulo, é possível realizar um teste de forma a pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Como iremos ver mais à frente, quando completarmos o curso podemos obter um certificado de finalização do curso.

Visão dentro de um curso do LinkedIn Learning
  • Vídeos

Podemos procurar e filtrar a nossa pesquisa por vídeos individualizados, que, por norma, constam dentro de um curso.

  • Áudio

Permite aceder a conteúdo que possa ser unicamente ouvido. Pode possuir vídeo a acompanhar, contudo também permite ao utilizador apenas ouvir, como um podcast.

  • Rotas de aprendizagem

As “Rotas de aprendizagem” são mais densas em termos de conteúdo: onde um curso é algo que desenvolve uma competência ou habilidade mais específica, a Rota de aprendizagem ensina diversas habilidades e competências, podendo assim englobar vários cursos.

  • Tempo para Completar
    • – de 10 minutos
    • 10 – 30 mins
    • 30 – 60 mins
    • 1 – 2 horas
    • 2 – 3 horas
    • + de 3 horas
  • Nível
    • Iniciante
    • Intermédio
    • Avançado

Após a escolha das temáticas que são do maior interesse, é agora a altura de participar e acompanhar o progresso.

Para melhor acompanhar todo o percurso e nenhum curso ficar inacabado, o LinkedIn Learning fornece o menu “Minha aprendizagem”, onde podemos ver o nosso progresso nos temas que atualmente frequentamos, assim como o “Histórico de aprendizagem”, que mostra os cursos (e outros) já finalizados.

Menu “Minha aprendizagem”


No caso de não poder acompanhar no computador ou de querer levar a aprendizagem para qualquer lado, o LinkedIn também tem uma aplicação móvel dedicada à plataforma LinkedIn Learning. É idêntica à versão desktop, em termos de funcionalidade e de interface, o que facilita a transição entre os dois.

Aplicação LinkedIn Learning

Após completar um curso, é possível obter uma certificação fornecida pelo LinkedIn e que posteriormente pode ser exibida no perfil.

Certificado LinkedIn

Este tipo de certificação faz com que possa demonstrar a outros profissionais da rede que tem experiência com o assunto, o que contribui para a autoridade dentro de um determinado assunto. Também pode ser útil para, caso haja o interesse de trocar de área, poder também afirmar que já fez o trabalho de preparação e que se encontra pronto para novos desafios.

A maior vantagem é sempre a do conhecimento que é adquirido, sendo este o principal objetivo da plataforma: capacitar os profissionais que a usam com novos conhecimentos e experiência a partir de profissionais estabelecidos nas diferentes temáticas.

Super BÓNUS

O Linkedin anunciou que até 15 de Outubro, pode fazer GRATUITAMENTE os seus TOP 20 Cursos e receber certificação.

Lista

Achou esse conteúdo útil? Partilhe-o agora com alguém que queira aprender mais sobre o LinkedIn

Acompanhe as novidades GRATUITAMENTE e registe-se AQUI

Outras leituras:


Deseja aumentar a visibilidade online para si e/ou para a sua empresa?

Contacte-nos para saber o que podemos oferecer para alcançar seus objetivos profissionais pessoais e/ou da sua empresa, mais rápido, com menos esforço e com melhor presença nas redes profissionais.

Aumente a sua produtividade digital e encontre novos clientes / candidatos!

Se tiver sugestões de temas ou quiser colocar questões, pode contatar-nos através do email pedro.caramez@linkedportugal.com